Nos dias de hoje é praticamente impossível ter uma alimentação caseira e saudável, casa, trabalho, filhos, tudo junto faz com que o tempo seja pouco para o convívio familiar e ainda preparar cuidadosamente todas as refeições.
Por essa situação acabamos por consumir bastantes congelados, são práticos e muito rápidos. Mas será saudável?
Este tipo de comida deve ser consumido com cautela e alguns cuidados são essenciais para que o congelamento seja feito de maneira segura.
Muitos alimentos podem ser congelados, mas não se deve deixar o produto por tempo indeterminado no congelador para que não perca seus valores nutricionais. Independente do alimento e das condições de armazenamento, a comida não deve permanecer no congelador por mais de três meses. Depois disso, o alimento perde vitaminas e sais minerais.

Com algumas informações básicas podemos congelar alimentos sim, a saber:
Preparação dos alimentos
Certifique-se de que os alimentos estão em boas condições. De seguida, prepare-os. No caso das hortaliças, lave-as com água abundante e elimine as partes não comestíveis.
Depois, mergulhe-as durante um ou dois minutos em água a ferver. Destruirá as enzimas (as principais responsáveis pela degradação do alimento), reduzirá o número de microrganismos e conseguirá manter a cor. Por fim, passe-as por água fria, seque-as e congele-as.
Temperatura do congelador
Cerca de 12 horas antes de iniciar o processo de congelação, regule o termóstato de forma a atingir o ponto de máximo frio. Alguns aparelhos vêm já equipados com um botão para congelação rápida.
Depois de pôr os alimentos no congelador, mantenha a temperatura durante mais 24 horas. A seguir, deverá voltar a baixar o termóstato para -18ºC.
VALIDADE:
• Carne de vaca e a maioria das hortaliças – 12 meses.
• Frango – 10 meses.
• Carne de borrego e queijos de pasta mole – 8 meses.
• Carne de porco e de caça, peixes brancos (pescada, dourada, etc.), manteiga e salgados – 6 meses.
• Peixes azuis (sardinha, cavala, entre outros), marisco, natas, pão, bolos e pratos cozinhados – 3 meses.
• Carne picada e enchidos – 2 meses.
No caso da carne, retire os ossos, a gordura excessiva e os tendões. O peixe tem de ser limpo e escamado, as tripas retiradas e a cabeça lavada. Carne ou peixe, corte logo no tamanho que pretende para cozinhar.
O descongelamento deve ser feito de véspera no frigorífico, legumes ou peixe pode cozinhar congelado.