Graças à humidade, gordura e sujidade que se acumulam ao longo do tempo, as juntas dos ladrilhos ficam sujas, perdendo a sua brancura e tirando o aspecto limpo das nossas casas.
Por conseguinte, é importante limpá-las de modo a restaurar a sua limpeza e fazê-las parecer novas.
Abaixo damos alguns truques e sugestões para limpar as juntas sem gastar demasiado dinheiro.
Passos a seguir:
1 – O ácido clorídrico é de grande utilidade para limpar as juntas dos azulejos domésticos e deixá-los brancos e com um aspecto perfeito. Basta humedecer um pano, escovar ou esfregar com este líquido (sem misturar com qualquer outro produto) e esfregá-lo cuidadosamente sobre as juntas.
Vê-las-á a ficar limpas e brilhantes novamente.
2 – Outro truque para limpar as juntas é misturar lixívia e água e utilizar este líquido para limpar esta parte dos azulejos. Pode fazê-lo utilizando um pano ou uma escova, basta tomar precauções e usar cores claras durante a limpeza para evitar que o alvejante danifique quaisquer tecidos.
3 – A mistura de hidróxido de potássio na água é também uma solução eficaz para limpar as juntas de azulejos. É necessário adicionar três partes de água a uma de potássio para obter a mistura certa.
Esfregue-o nas juntas e desfrute dos resultados.
4 – Um truque para limpar as juntas que é fantástico e barato é misturar água com amoníaco, o que cria um produto de limpeza muito eficaz.
Além disso, também se pode utilizar um produto de limpeza a vapor que não só funciona eficazmente em tapetes e persianas, como também limpa as juntas entre ladrilhos.
5 – Finalmente, pode optar pelos produtos comerciais vendidos para branquear as juntas, mas antes de os utilizar deve fazer uma limpeza profunda, pois como só branqueiam as juntas dos ladrilhos mas não removem a sujidade que nelas se encontra.