Design a site like this with WordPress.com
Iniciar

A semente de chia fazia parte da alimentação dos maias e dos astecas.

O seu poder nutricional já era conhecido por esses povos, que a usavam para repor a energia.

A chia é uma planta herbácea originária do México e Guatemala, que tem sido cada vez mais aconselhada para consumo humano, devido ao seu alto conteúdo em proteínas, fibras e outros nutrientes.

Estas sementes de forma oval com 2mm de comprimento, eram consideradas um super alimento para os incas e maias, sendo que os seus guerreiros alimentavam-se alguns dias só com estas sementes em tempos de batalhas.

O significado de Chia é “força”, pela energia que proporciona e naquela época valiam mais do que o próprio ouro.

As sementes de chia têm ganho fama devido aos seus efeitos sobre a dieta, favorecendo o emagrecimento.

À primeira vista a chia parece uma simples semente, mas a lista de benefícios da chia prova que ela é mais que isso.

Além de acabar com o inchaço do corpo, combater os níveis do mau colesterol e ajudar na prevenção da pressão alta, a semente de chia é uma aliada na hora de perder peso.

É isso mesmo: chia emagrece!

semente de chia para emagrecer

Em cada 100 g de semente de chia existem 595 Kcal de energia, 16 g de proteínas, 44 g de hidratos de carbono e 31 g de lipídios.

Descubra por que a semente de chia é um alimento completo!

  • Melhora o funcionamento do intestino – muitas pessoas sofrem com a prisão de ventre. A chia possui uma grande quantidade de fibras, que garante o bom funcionamento do intestino.

  • Previne doenças cardíacas – a chia possui ómega 3 e outros ácidos gordos. Dietas ricas em óleos saudáveis pode reduzir o risco de doenças cardíacas.

  • Contribui para o crescimento da massa muscular – possui um elevado índice de proteína, que propicia o desenvolvimento de músculos (associado com alimentação equilibrada + exercícios). Além disso, uma excelente alternativa para vegetarianos incluírem a proteína na alimentação.

  • Perda de peso sem fome – uma das qualidades mais populares da chia é saciar a fome. Em contacto com líquidos, a chia forma um gel que retarda a digestão e a libertação do açúcar no sangue. Sensação de saciedade por mais tempo, menos vontade de comer…

  • Ossos fortes – possui uma quantidade grande de cálcio, que ajuda a formar ossos mais fortes. Há quem diga que possui mais cálcio que o leite. Também possui boro, um mineral que contribui para a absorção do cálcio no organismo.

  • Previne a anemia – o ferro é o responsável pela formação de glóbulos vermelhos. Se lhe faltam glóbulos vermelhos sentirá fadiga, aumenta o risco de infecções, afecta a imunidade e leva à anemia. Numa porção de 100g de chia, tem três vezes mais ferro do que na mesma quantidade de espinafres.

No caso de refluxo gastroesofágico, colocar 1 colher de chá de sementes de chia num pouco de água, mexer e beber de imediato.

Aguardar uns minutos e depois beber 1 copo cheio de água. Ajudam a absorver o excesso de ácido.

As semente de Chia são o sonho de quem faz dieta, pois eliminam a fome por aumentarem o seu volume evitando assim o desejo de ingerir mais alimentos e além disso limpam o corpo das toxinas dos intestinos.

Equilibram o açúcar no sangue, garantindo energia ao longo do dia e diminuindo o risco de diabetes tipo 2.

Ajudam a regular o trânsito intestinal, previne diverticulos (diverticulose), pois a sua fibra solúvel hidrata o cólon e facilita o movimento peristáltico.

Eliminam os desejos constantes de petiscar comida.

Ajudam a diminuir os níveis de colesterol e triglicéridos.

É aconselhado o consumo de 1 a 2 colher (de sopa) das sementes de chia por dia, misturado no iogurte, leite, sopa ou simplesmente num copo de água ou de sumo.

O consumo de 1 colher (sopa) de chia antes do almoço e do jantar garante uma saciedade precoce, e é o mais indicado.

sementes de chia

As sementes da chia possuem propriedades antioxidantes e são ricas em vitaminas, minerais, fibras alimentares dietéticas e ômega-3.

As qualidades demulcentes e refrescantes tornam as semente de chia excelentes para aliviar febres e feridas (cataplasma).

Devido a sua composição, a chia possui efeitos positivos em alguns de tratamentos para depressão e transtornos do humor.

Também pode aliviar distúrbios cerebrais, como o Alzheimer e o transtorno de déficit de atenção (TDAH).

Muitos praticantes de corridas de longa distância em algumas partes do mundo consomem a Semente de Chia regularmente, vez que ela aumenta a resistência muscular, inclusive na prevenção e recuperação de lesões, e beneficia o condicionamento físico.

%d bloggers gostam disto: