Mente verde, corpo são
Ser vegano é uma das mais importantes escolhas que se pode fazer na vida.
É indiscutivelmente uma opção pessoal, mas também uma afirmação perante grandes questões como a sustentabilidade do planeta e a vida animal que neste habita connosco.
Filosofia, estilo de vida e ativismo, os ângulos são muitos para se encarar o assunto, porém o chão é comum: é uma opção pela consciência verde, pela Terra e pelos animais.
Há outro ângulo para o qual se pode e deve olhar quando se fala em ser vegano: a saúde. A dieta vegana tem um impacto direto na nossa saúde, e este é mais um argumento para quem neste momento quer saber como se tornar vegano.
E que benefícios são estes?
10 vantagens de uma dieta vegan
1. Menor risco de desenvolver cancro
Ingerir legumes regularmente reduz o risco de cancro de 9 a 18%. Assim, a dieta vegan diminui os riscos de aparecimento de alguns cancros. Vejamos alguns dados: quando ingerimos pelo menos sete porções de fruta e legumes por dia, o risco de morte relacionada com cancro diminui até 15%.
Para os veganos, o risco de desenvolver ou vir a morrer de cancro é 15% menor. E que cancros é que a dieta vegana ataca melhor? O cancro do cólon, da mama e da próstata, por exemplo.
2. Efeito contra as doenças cardíacas
A comida vegana tem baixos níveis gorduras saturadas e colesterol. Assim, o risco de entupimento de veias e artérias que podem conduzir a enfarte, é menor.
Numa dieta vegana, o consumo de sódio – que concorre para o surgimento de doenças cardíacas – diminuem. Diversas pesquisas indicam que a pressão arterial dentro dos limites normais é apanágio dos veganos.
Ao mesmo tempo, comer menos sal e alimentos processados ajuda a precaver doenças cardíacas, reduzindo também o risco de desenvolver diabetes.
3. Nutrir o corpo
Pesquisas indicam que a dieta vegana tende a fornecer mais fibras e antioxidantes. Os compostos vegetais podem ser mais ricos em potássio, magnésio, vitamina B e vitaminas A, C e E.
Lembre-se que que quando se abdica de comer carne, peixe, leite e ovos, os nutrientes têm que ir ser substituídos por aqueles que se encontram nas leguminosas, legumes, sementes e fruta.

4. Fique em forma
A alimentação vegana exclui da dieta alimentos pouco saudáveis que podem provocar problemas de peso, pré-obesidade e obesidade. Por isso, se pretende perder peso, ser vegano ajuda imenso.
E não se deixe iludir por mitos: a verdade é que uma dieta vegana ajuda a ganhar mais energia para praticar desporto.
5. Menos açúcar, mais saúde
Sabia que um vegano tem 50 a 78% menor risco de desenvolver diabetes mellitus tipo 2?
Vários estudos realizados nos EUA apontam que a dieta vegana reduz mais os níveis de açúcar no sangue do que as dietas sugeridas pela Associação Americana de Diabetes (ADA), pela American Heart Association (AHA) e pelo National Cholesterol Education Program (NCEP). Paradigmático!
Quer saber como saber como se tornar vegano? O restaurante vegano em Lisboa – Organi Chiado, apresenta no seu blogue um artigo com dicas e recomendações sobre como se tornar vegano.

6. Menos dores
Um estudo recente referiu que os níveis de energia de doentes que seguiram uma dieta vegana durante seis semanas aumentaram – mais do que aqueles cuja dieta não foi alterada.
Os mesmos – e sempre comparando com aqueles que não seguiram uma dieta vegana – salientaram ainda uma melhoria em sintomas como inchaços nas suas articulações, rigidez matinal e dores.
Vários estudos referem que uma dieta vegan ajuda quem sofre com artrites – como a reumatoide.
7. Uma pele melhor
Quando se escolhe uma alimentação plant based, eliminam-se mais toxinas, o que tem efeito na pele: uma pele melhor, com menos acne e menos manchas.

8. Melhores genes
A vida saudável – e ser vegano é, indiscutivelmente, viver de forma saudável – ativa os bons genes. Os genes negativos são ativados por um estilo de vida pouco saudável – o que provoca doenças crónicas.
9. Menos colesterol
Uma dieta vegana diminui o colesterol no nosso sangue claramente, tendo um efeito que é equiparado à toma de fármacos para controlo do colesterol, embora, naturalmente, sem os efeitos secundários que alguma da mediação provoca.
10. Mais felicidade
Ser vegano é viver de forma mais consciente no Planeta e com os animais. É propósito e realização na procura por um mundo melhor para todos.
É ser e estar mais equilibrado e feliz. E isso traz, inequivocamente, saúde.